Offline
Menu
Morre José Borba, ex-prefeito de Jandaia do Sul e ex-deputado federal
Sua morte causou muita repercussão nos meios políticos do Vale
Por Edison Costa
Publicado em 03/02/2026 15:28 • Atualizado 03/02/2026 15:48
Política

Aos 76 anos de idade, morreu na madrugada desta terça-feira, dia 3 de fevereiro, o ex-prefeito de Jandaia do Sul e ex-deputado federal José Rodrigues Borba. Natural de Mandaguari, Borba foi considerado um dos políticos mais influentes da política paranaense, com forte atuação no Vale do Ivaí e passagem pelo Congresso Nacional.

Formado em contabilidade, ele também atuou como empresário antes de ingressar na vida pública. Ao longo da carreira, foi vereador em Jandaia do Sul, prefeito do município em dois períodos e deputado federal por três mandatos consecutivos, representando o Paraná em Brasília.

Em Jandaia do Sul, Borba foi vereador entre 1977 e 1982. Posteriormente, exerceu dois mandatos como prefeito do município (1989-1993 e 2009-2012).

Na esfera federal, foi deputado em três mandatos (1995-1999, 1999-2003 e 2003-2007).

Durante muitos anos militou no MDB e quando deixou o mandato político estava no PP (Partido Progressista).

Quando prefeito, ele também foi presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e, como político, foi um apoiador do Hospital Regional de Jandaia do Sul.

Há vários anos, José Borba enfrentava problemas de saúde e atualmente residia em Maringá. A morte causou grande repercussão regional, especialmente em Jandaia do Sul, cidade onde construiu parte significativa de sua trajetória política.

O atual prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB), decretou luto oficial de três dias no município e divulgou nota lamentando a perda. Segundo ele, Borba foi um político de destaque, que representou a região e o Paraná por muitos anos. A Amuvi, através do seu presidente Pedro Taborda Desplanches (MDB), prefeito de Rio Branco do Ivaí, divulgou nota e pesar.

O secretário de Estado da Saúde e deputado federal licenciado, Beto Preto (PSD), também lamentou a perda: "Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento de José Borba, ex-prefeito de Jandaia do Sul e ex-deputado federal, cuja trajetória pública foi marcada pelo compromisso com a vida política e com o desenvolvimento do Paraná. Neste momento de dor, expresso meus mais sinceros sentimentos à família, aos amigos e a todos que conviveram com José Borba. Que Deus conforte e fortaleça a todos diante dessa perda irreparável", disse Beto Preto, ex-prefeito de Apucarana e também ex-presidente da Amuvi.

Pelas redes sociais, o ex-governador Orlando Pessuti (MDB), também manifestou sentimento e pesar pela morte do líder político do Vale do Ivaí. Além de vereador, prefeito de Jandaia do Sul e deputado federal, Pessuti lembrou que Borba foi líder do MDB em nível de Paraná e também de Brasil. “O José Borba deixa a marcas importantes do seu trabalho em favor da nossa região e deixa um sentimento de amizade e muito significativo no seio da política paranaense e brasileira”, disse Pessuti.

Borba era casado com Maria Aparecida Borba e deixa três filhos, O velório acontece a partir das 17 horas no Auditório Municipal Lourenço Ildefonso da Silva, na Praça do Café, em Jandaia do Sul. O sepultamento está previsto para as 14 horas desta quarta-feira no Cemitério Municipal Recanto da Paz.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online