Em evento realizado na tarde desta terça-feira (3), no Auditório Araucária, a 16ª Regional de Saúde de Apucarana fez o repasse de 78 aparelhos denominados “VERI-Q HB MATE”. Trata-se de um aparelho portátil para o monitoramento rápido de pacientes suspeitos ou com dengue nos pontos da Rede de Atenção à Saúde.
O chefe da 16ª RS, Paulo Vital, saudou os secretários municipais de saúde, médicos e enfermeiros presentes no evento, conclamando todos a aderirem aos procedimentos indicados no enfrentamento da dengue. “Em nome do secretário de Estado da Saúde Beto Preto, prestamos agradecimentos a todos que estão engajados neste trabalho, na prevenção e no acolhimento de pessoas que possam ser contaminadas”, citou Vital.
A enfermeira Edinalva de Moura explica que o Sistema de Monitoramento VERI-Q Hb Mate é utilizado para a mensuração quantitativa da hemoglobina e do hematócrito em amostras de sangue total capilar, utilizando um analisador e tiras de teste especialmente projetados.
Contudo ela ressalta que o fluxograma do Ministério da Saúde, para o Manejo Clínico da Dengue, traz como obrigatoriedade a realização do exame hemograma completo, em alguns casos específicos. Na maioria dos municípios não é possível providenciar um hemograma em menos de 4 horas e, neste caso, o VERI-Q Hb Mate pode ser muito útil para indicar o manejo adequado e o encaminhamento mais oportuno do paciente.
O aparelho é de suma importância para monitoramento de pacientes que apresentam condições de riscos, conforme avaliação médica.
A SESA/PR está fornecendo aos municípios este aparelho, para enfrentamento da dengue, visando identificar o agravamento da doença e prevenir complicações.
O diretor da 16ª Regional de Saúde Paulo Vital, fez a entrega dos kits aos 17 municípios e reforçou o alerta a todos que, havendo a possibilidade de oferta de exame laboratorial de hemograma completo, com resultado em até 2h ou no máximo em 4h, a escolha sempre será pelo hemograma completo.
Foram entregues aparelhos para os 17 municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde de Apucarana:
Apucarana – 21, Arapongas – 21, Bom Sucesso – 2, Borrazópolis - 2, Cambira – 2,, Califórnia – 2, Faxinal – 4, Grandes Rios – 3, Jandaia do Sul – 4, Kaloré – 2, Marilândia do Sul – 3, Mauá da Serra – 2, Marumbi – 2, Novo Itacolomi – 2, Rio Bom – 2, Sabáudia – 2, São Pedro do Ivaí – 2. Total de 78 aparelhos.