O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Faxinal promoveu, nesta terça-feira, dia 10 de fevereiro, um encontro com profissionais da área da saúde para tratar de temas relacionados ao fortalecimento da rede de atenção em saúde mental no município. A reunião contou com a participação do prefeito Hermes Santa Rosa e da primeira-dama e secretária municipal de Promoção Social, Selma Costa Santa Rosa.
Durante o encontro, foram abordados assuntos como treinamento de fluxo de atendimento, estratificação e classificação de risco em saúde mental, além da organização de cursos e reuniões periódicas, com previsão de realização mensal, visando a qualificação contínua das equipes.
Na ocasião, o prefeito Hermes Santa Rosa destacou a importância do CAPS para o atendimento da população. Segundo ele, o serviço representa um avanço significativo para o município. “O CAPS é um grande avanço para Faxinal, por possibilitar aliviar a demanda reprimida de atendimentos em saúde mental e ampliar o cuidado às pessoas que mais necessitam”, afirmou.
O encontro continua nesta quarta-feira, dia 11, com outros profissionais da saúde.
O CAPS de Faxinal foi aprovado em fevereiro de 2025 pelo Conselho Municipal de Saúde e implantado no mesmo ano, após aprovação em duas etapas pelas comissões Intergestores Regional (CIR) e Intergestores Bipartite (CIB).
Entre os serviços oferecidos pelo CAPS estão encontros semanais voltados ao cuidado e à promoção da saúde mental da comunidade, entre eles: o Grupo de Tabagismo, com foco no apoio à superação da dependência do tabaco, Grupo de Arte Terapia, com atividades criativas voltadas ao bem-estar emocional e grupo de caminhada, que estimula a atividade física, a socialização e o fortalecimento do convívio coletivo.