A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN), lançou, na manhã desta quinta-feira (12), no auditório do Paço Municipal, o Plano Municipal de Segurança Pública 2026.
O evento contou com a apresentação dos novos delegados da 22ª Subdivisão Policial (SDP), com sede em Arapongas. São eles os delegados operacionais de Arapongas Ricardo de Oliveira Freitas e Saulo de Tarso Cerqueira Baptista Neto; o delegado plantonista de Arapongas John Élber dos Santos; o delegado titular de Primeiro de Maio, João Paulo Amado Godoy; o delegado titular de Centenário do Sul, Thiago Lombardi Janene; e o delegado titular de Jaguapitã, Caio Cardoso Ferreira Celino.
Também foram apresentados os dados estatísticos de todas as Forças de Segurança em 2025, além das ações e programas a serem desenvolvidos ao longo deste ano.
O prefeito Rafael Cita ressaltou que “o Plano Municipal de Segurança é resultado da dedicação das Forças de Segurança do Município, que trabalham de maneira integrada: Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Deppen, PRF, que não têm ciúmes. As polícias se ajudam, o poder judiciário apoia, o Ministério Público apoia. Isso torna Arapongas uma cidade extremamente segura como é, um ambiente bom para se viver”, frisou. “Não tem ciúme, não tem rixa, não tem briga. É um trabalho conjunto. Essa junção e essa ausência de ciúme tornam Arapongas uma cidade extremamente segura. E o plano reflete exatamente isso, que é o planejamento para que continuemos sendo uma cidade segura. Que nós continuemos tendo esse trabalho integrado entre nós todos, trabalhando com inteligência na prevenção e repressão à criminalidade. Tenho muito orgulho de todas as forças de segurança, sou o apoiador e, enquanto eu estiver aqui e esse time estiver aqui, vamos apoiar todas as forças de segurança para que a nossa cidade continue sendo a cidade segura para todos”, enalteceu.
O superintendente-geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, destacou que, “se você olhar, todos têm o mesmo objetivo. O que é o objetivo de todos? Combater o crime. Dar segurança para a cidade. Foi essa ideia do Plano de Segurança: reunir todo mundo no mesmo objetivo, juntos, combatendo o crime”, relatou.
A subcomandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), capitã Kelly Wistuba de França Matias, apresentou os dados da corporação, com destaque para redução de 43% no número de furtos de veículos – eram 154 em 2024 e foram 88 no ano passado. “E quais seriam nossos objetivos para 2026? Continuar a nossa gestão por resultados e aprimorar sempre o patrulhamento com base nas análises criminais. Então, colocar o policiamento onde realmente ele precisa”, comentou. A capitã citou ainda a melhoria da infraestrutura, com a construção do muro da sede, instalação de câmeras no quartel e pátio de veículos, aquisição de drones, o pedido para elevar a 7ª CIPM para a categoria de batalhão, além de atuar como centro de formação. “Reafirmamos o nosso compromisso com a segurança de Arapongas, apresentamos os resultados sólidos na redução de criminalidade violenta e patrimonial”.
O delegado adjunto da 22ª SDP, Anderson Seiji Kudo, apresentou os dados da Polícia Civil. O índice com maior elevação foi o de cumprimento de mandados de prisão preventivas ou temporárias, que foi de 61 em 2024 para 108 em 2025 – alta de 77%. “Em relação ao ano de 2026, os objetivos da Polícia Civil estão a continuidade dos esforços para a construção da Delegacia Cidadã em Arapongas, além da gestão eficiente do pátio de veículos com a promoção de alienações judiciais para reduzir e utilizar o espaço; o fortalecimento das ações investigativas buscando maior celeridade e qualidade nos procedimentos”, frisou, apontando que “houve o acréscimo de um novo delegado aqui em Arapongas, o dr. Ricardo, que contribuirá significativamente para a divisão das atribuições, garantindo maior agilidade na condução dos inquéritos policiais e ampliação da capacidade investigativa”.
A delegada-chefe da Delegacia da Mulher de Arapongas, Camilla Costa, apresentou que houve aumento de 92,31% nas ações promovidas – de 13 em 2024 para 25 em 2025. “O nosso objetivo é que a gente consiga trabalhar de forma ágil”, pontuou. “Um número que aumentou bastante, que nos preocupa, é de inquéritos de violência sexual contra criança. Domingo apareceu no Fantástico uma reportagem sobre o Roblox, que é um jogo onde o pessoal alicia crianças. E aqui, na nossa cidade, a gente tem tido muitos casos de aliciamento por meio virtual”, alertou. “Eu atribuo esse número expressivo a essas denúncias que estão chegando à delegacia (foram 40 em 2024 e 59 em 2025, alta de 47%). “No domingo, passou a reportagem e, na segunda, eu instaurei um inquérito de uma vítima de Arapongas aliciada pelo Roblox. Então, acontece na nossa cidade mesmo. E o nosso objetivo é aumentar as ações educativas desse deste tipo de crime e levar conhecimento para a população, para as crianças, para os adolescentes, para os pais, sobre a importância do uso da rede social com consciência”, afirmou.
O superintendente da Guarda Municipal de Arapongas (GMA), Luis Henrique Micheletti, repassou a informação de que “a base da PRF – atualmente localizada na Vila Reis em Apucarana - vai ser transferida em breve para Arapongas, entre Aricanduva e a base da Zona Sul”, e comentou ser “muito importante tê-los aqui mais próximos a nós”. Micheletti relatou ainda que a GMA vai receber armamentos via emenda do deputado federal sargento Fahur, que serão entregues na próxima semana.
“Assim como o Estado tem investido na segurança pública do Paraná, Arapongas também tem investido há muitos anos. Desde o início, quando a gente lançou esse plano de segurança, como o Sérgio disse, há 10 anos, nós temos uma ‘virada de chave’ na segurança pública do município. Ali foi o divisor de águas: fazer segurança com planejamento, com metas, com objetivos e de forma integral”, finalizou o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati.
Também estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), servidores municipais e demais autoridades.
PLANO
O Plano Municipal de Segurança é uma ação desenvolvida por meio da integração das Forças de Segurança – Guarda Municipal (GMA), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, além da Defesa Civil, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) e Poder Judiciário. Desde 2017, propõe as diretrizes da segurança e planejamento estratégico através da ampliação dos serviços integrados.