Offline
Menu
Apucarana reforça Feira Verde e Trânsito com novos veículos
Prefeito fez entrega as chaves em ato na frente da Prefeitura
Por Edison Costa
Publicado em 13/02/2026 07:26
Política

A Prefeitura de Apucarana reforçou nesta quinta-feira (12/02) a estrutura do Programa Social Feira Verde e o Departamento de Trânsito com a entrega de veículos zero quilômetro. A solenidade de entrega das chaves foi realizada em frente ao Paço Municipal e marcou mais um investimento voltado à melhoria dos serviços prestados à população.
Com recursos de emenda parlamentar do deputado Estadual Anibelli Neto, foi adquirido um caminhão-baú com refrigeração zero quilômetro – Agrale e modelo A10000 P8 – para reforçar a logística de distribuição do Programa Social Feira Verde. O investimento foi na ordem de R$ 447 mil, sendo R$351.112,50 via Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e o restante contrapartida municipal.
Já a Segtran recebeu três veículos utilitários zero quilômetro Volksvagen Saveiro, modelo Robust, para uso da equipe operacional do Departamento de Trânsito. Equipados com rastreador e giroflex, os automotores serão utilizados no gerenciamento de trânsito, auxiliando no trabalho diário de manutenção da sinalização viária, bem como do sistema semafórico.
Durante o ato, o prefeito Rodolfo Mota destacou que o município vem ampliando os investimentos na estrutura da Secretaria Municipal da Segurança Pública, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran), criada no primeiro ano de mandato. “Já entregamos duas Renault Oroch zero quilômetro e agora incorporamos mais três veículos. Também estamos finalizando novas licitações para avançar na área de transporte, mobilidade e cuidado com as vias públicas”, afirmou, ressaltando que anteriormente as equipes utilizavam veículos antigos e inadequados para o serviço.
Com relação ao novo caminhão do Programa Social Feira Verde, Rodolfo Mota enfatizou o alcance social e econômico da iniciativa e agradeceu publicamente ao deputado Estadual Anibelli Neto que, por intermédio do vereador Sidnei da Levelimp, viabilizou maior parte dos recursos para sua aquisição. Na ocasião, Mota também rendeu reconhecimento ao idealizador do projeto no município, o atual secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Liévore “Recife”, que propôs o projeto de lei no ano de 2022 enquanto vereador, com base em uma iniciativa semelhante em Ponta Grossa.
Os secretários beneficiados também falaram sobre a chegada dos novos veículos. “A renovação da frota é resultado de planejamento técnico e administrativo. Esses veículos vão garantir mais segurança e tranquilidade para nossos servidores desempenharem suas funções, tanto durante o dia quanto à noite. Os carros antigos não ofereciam a estrutura adequada, especialmente em relação à iluminação (giroflex) e aos equipamentos de apoio para atuação em via pública. Quem utiliza esses veículos são as equipes que fazem manutenção de semáforos, trocas de placas e sinalização horizontal e vertical. Por isso, a importância desses novos veículos é fundamental para o nosso trabalho”, ressaltou major Vilson Laurentino da Silva, secretário da Segtran. De acordo com ele, as unidades são locadas e fornecidas pela empresa Sete Locações e Transportes Ltda., de Araucária. “Além da substituição das unidades a cada dois anos, a locadora fica responsável pela manutenção e seguro veicular”, explicou.
O secretário municipal de Agricultura, Wendel Metta, falou da abrangência do Feira Verde, que ao longo do ano passado, contou com 292 edições beneficiando diretamente cerca de 12 mil famílias. “É uma satisfação muito grande receber um caminhão que está à altura de um programa tão importante como o Feira Verde. No ano passado, foram recolhidas aproximadamente 272 toneladas de materiais recicláveis. Se não houvesse uma iniciativa como essa, grande parte desse volume poderia acabar em fundos de vale ou nas ruas, gerando custos adicionais para o município e aumentando riscos como os casos de dengue.
Agora, com um caminhão refrigerado e adequado para o transporte dos alimentos, o programa ganha ainda mais qualidade e eficiência”, ressaltou o secretário, frisando que o programa contribui para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade de vida da população. “É uma ação que alia sustentabilidade, saúde pública e apoio à agricultura familiar”, finalizou Metta.

Presença – O evento contou com a presença da primeira-dama e secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Karine Mota, dos vereadores Sidnei da Levelimp, que no ato representou o deputado Estadual Anibelli Neto, Moisés Tavares, Luciano Facchiano, Guilherme Livoti e Eliana Rocha, do coordenador do Programa Social Feira Verde, Willian Siqueira, e do idealizador do programa e atual secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Liévore “Recife”, além de outros membros do secretariado municipal.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online