Uma frente fria no começo e outra no fim do Carnaval devem impactar o tempo no Paraná nos próximos dias. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no período entre sexta-feira (13) e terça-feira (17), serão dias de muita chuva e o Estado ficará com o tempo dividido: a metade norte terá tempo estável, e a metade sul ficará com pancadas isoladas de chuva de verão.
Apesar do nome, a frente fria é um fenômeno atmosférico que não traz necessariamente frio, mas sim chuva. Nesta sexta (13), uma frente se aproxima do Sul do Brasil e passa pelo Paraná, elevando o risco de temporais. A chuva deve iniciar no Oeste e no Sudoeste, antes de se espalhar pelo Estado. Os volumes de chuva devem ser mais expressivos entre o Leste e o Litoral paranaense.
As temperaturas terão declínio no Oeste. Cascavel, por exemplo, que vem registrando temperaturas acima de 31°C desde o dia 4 de fevereiro, terá máximas de 26°C nesta sexta, e 25°C no sábado, com aumento gradativo a partir de domingo. Com exceção do Oeste, no resto do estado o tempo segue abafado, mesmo com a chuva.
No sábado (14), o tempo segue chuvoso na metade sul do Paraná. Já na metade norte há previsão de pancadas de chuva irregulares, isoladas. “Para domingo e segunda-feira, chove mais na metade sul paranaense, mas de forma localizada. No norte a chuva fica mais restrita a pontos bem isolados mesmo, com predomínio de calor”, ressalta Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.
O tempo muda novamente na terça-feira (17), com a aproximação de uma nova frente fria. “As instabilidades voltam a predominar no estado devido ao ingresso de umidade em níveis médios da atmosfera, combinado com outra frente fria, que dessa vez passará um pouco mais distante do continente, próximo ao Litoral”, detalha Lizandro.