Arapongas recebeu, nesta segunda-feira (22), uma palestra educativa do programa Iluminando Gerações, promovido pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). Participaram cerca de 150 alunos das escolas municipais Alzira Horvatich (Jardim Del Condor), Diomar Pegorer (Vila Aparecida), Padre Chico (Jardim Europa) e a unidade do distrito de Aricanduva, em Arapongas. O momento pedagógico ocorreu, no Cine Mauá, e abordou o consumo consciente e aspectos de segurança no uso da energia elétrica, de maneira lúdica e prática.
Segundo a Copel, o trabalho é desenvolvido durante todo o ano letivo em escolas paranaenses, com palestras e eventos educativos que ensinam aos alunos dos 4º e 5º anos a respeito do tema. Os estudantes recebem um kit com material didático para exercitar o conteúdo. Essa foi a primeira ação do Iluminando Gerações em Arapongas neste ano e, ao longo de 2026, novas escolas vão receber os palestrantes.
De acordo com o gerente da Base de Campo de Arapongas, Fábio Beques, que conduziu a atividade, o interesse das crianças faz a diferença nesse processo e contribui para a conscientização no consumo de energia e em práticas mais seguras. “Como exemplos, apresentamos a importância de não soltar pipa perto da rede elétrica, os problemas em manusear equipamentos eletrônicos com a mão molhada, dentre outros. São dicas simples e que fazem toda a diferença na proteção de todos”, destaca.
Representando a Secretaria de Educação, a técnica pedagógica Enilda Makiyama elogiou a medida e aprova a forma que o conteúdo é ministrado aos alunos. Com experiência de mais de 40 anos no ensino, ela acredita que “as crianças são multiplicadoras de conhecimento. Tudo aquilo que elas ouviram, vão levar para casa e vão compartilhar com os pais e familiares”, projeta.
CONSUMO CONSCIENTE
Alinhado à agenda de práticas baseadas em critérios ambientais, sociais e de governança (da sigla em inglês ESG) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Iluminando Gerações reforça o compromisso da Copel com a educação, a sustentabilidade e a segurança. Em 2025, o programa capacitou mais de 82 mil estudantes em todo o Paraná por meio de palestras, eventos presenciais e atividades educativas.
(Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Copel).