A Câmara de Vereadores de jandaia do Sul realizou na noite desta segunda-feira (22) a Sessão Solene de Posse do Parlamento Jovem 2026, projeto desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em parceria com o Colégio Estadual Rui Barbosa. A iniciativa tem como objetivo aproximar os estudantes da política, da cidadania e do funcionamento dos poderes públicos, incentivando a participação democrática desde a juventude.
O evento contou com a presença do prefeito Ditão Pupio, do vice-prefeito Inei Heckert, da presidente da Câmara Municipal, vereadora Adriana Jaime, vereadores, autoridades, familiares, professores e convidados.
Também participaram da solenidade a diretora do Colégio Estadual Rui Barbosa, Edilaine de Lima, as professoras Aparecida Macedo e Zenaide Lopes Camargo de Oliveira, que representou a professora Alessandra de Oliveira durante a cerimônia.
Durante a sessão, tomaram posse os vereadores jovens eleitos para a legislatura de 2026:
- Calleb Junior Ferreira Luciano;
- Enzo Gabriel de Assis Macedo;
- Gabriel Leandro Likes Penteado;
- Lara Manuela Machado Silva;
- Raíssa Oliveira Martins de Assis;
- Tarsila Pereira Oswaldo;
- Thabata Leandro Likes Penteado;
- Vitor Kaleb da Silva.
Na mesma solenidade, o estudante Gabriel Leandro Likes Penteado foi eleito Presidente da Câmara Jovem para o mandato de 2026.
Vitor Kaleb da Silva foi eleito Vice-Presidente.
Jonnathan Simião dos Reis foi eleito 1º Secretário.
Thabata Leandro Likes Penteado foi eleita 2ª Secretária.
Em seu pronunciamento, a presidente da Câmara Municipal, Adriana Jaime, destacou a importância da participação dos jovens na construção de uma sociedade mais democrática e consciente.
“Que essa posse seja o primeiro passo de uma jornada linda, não tenham medo de olhar adiante e cheios de esperança, porque é assim que se constrói uma sociedade mais justa e humana. Aprendam a ouvir, a debater e a defender o que vocês acreditam. Aproveitem esse tempo, usem essa frase: ‘Eu tenho uma ideia’”, afirmou a presidente.
O prefeito municipal, Ditão Pupio, também deixou sua mensagem aos estudantes empossados, destacando a importância do projeto:
“É uma alegria ver nossos jovens participando ativamente da vida pública. O Parlamento Jovem é uma experiência única de aprendizado, que fortalece valores como cidadania, responsabilidade e respeito à democracia. Tenho certeza de que essa vivência fará diferença na formação de cada um de vocês e no futuro do nosso município”, destacou o prefeito.
Com a posse dos vereadores jovens, tem início mais uma etapa do Programa Parlamento Jovem em Jandaia do Sul. Ao longo dos próximos meses, os estudantes participarão de atividades de formação e vivências legislativas, ampliando seus conhecimentos sobre cidadania, democracia e políticas públicas. A iniciativa reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral, da comunidade escolar e do Poder Legislativo Municipal com a formação de cidadãos conscientes e participativos.
COM BLOG DO BERIMBAU