Arapongas conquistou R$ 1,3 milhão em recursos que vão possibilitar ampliar a estrutura do ensino digital por meio de cerca de mil tablets destinados à rede municipal de ensino. O valor foi obtido por meio de emenda parlamentar do deputado federal Luciano Ducci por solicitação do presidente da Câmara, Márcio Nicke. A confirmação ocorreu na tarde desta quinta-feira (25), no gabinete municipal, com a presença do prefeito Rafael Cita, do superintendente-geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, e os diretores das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil.
O secretário municipal de Educação, Lino Batista de Oliveira, destacou que “O Ministério da Educação tinha uma estimativa de alfabetizar 80% de crianças até 2030 e Arapongas alcançou essa meta. Estamos fazendo a lição de casa. Com a ajuda de todo mundo, estamos avançando. E com certeza, vamos continuar avançando”.
O prefeito comentou: “Quero parabenizar a todos pelos resultados que a Educação tem conquistado. E nada se constrói sozinho. A gente, aqui, tem um papel político, a gente é só a ponte para conseguir concretizar as ideias que surgem de vocês. Quem sabe o que é necessário para a educação pública municipal são vocês”. Rafael Cita defendeu ainda que “a única preocupação do aluno tem que ser aprender. E, desde a gestão do Sérgio, a gente tem lutado para que isso aconteça”. Ele frisou ainda que “na educação não basta ter formação, tem que ter vocação, senão, não adianta. Então, parabéns para vocês, é uma grande honra ter vocês conosco, e é uma grande honra ser araponguense e ver o que a educação de Arapongas tem se tornado”.
Sérgio Onofre concordou e ressaltou: “A gente tem que tirar o chapéu para vocês. Nem vocês imaginam a importância que vocês têm no município. Quem resolve educação são vocês, que formam caráter, dignidade, família”.
O deputado federal Luciano Ducci afirmou que Arapongas é o município onde o seu mandato mais impacta e destacou o volume de recursos que liberou para o município nos últimos anos.