Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/622ddbf5d7582b1eef080bc4132dfa41.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/6c48ba8e8a3267deddeda45b3aa8c83e.png
Médica alerta para os sintomas do diagnóstico de Datena: 'Podem ser silenciosos'
José Luiz Datena convive com uma doença incurável; em entrevista à CARAS Brasil, a Dra. Giovana G. De Paula explica o diagnóstico
Por Vitor Hugo
Publicado em 09/05/2025 16:53
Saúde

O apresentador José Luiz Datena já revelou que convive com diabetes. Por conta do quadro, o jornalista confessou ter uma dieta regrada e costuma se sentir mal quando consome alimentos com temperos diferentes.

 

No ano de 2022, quando ainda comandava o programa Brasil Urgente, na Band, Datena falou sobre a diabetes e mencionou os impactos do quadro em sua alimentação. O âncora também lembrou que existem muitas pessoas que possuem a doença.

Nas pessoas com a diabetes não controlada, o excesso de açúcar no sangue pode trazer prejuízos à saúde, por isso Datena declarou que sua alimentação é regrada: “Eu já como há mais de 30 anos, [alimentos] sem açúcar e [com] pouco sal, quase nenhum sal”, afirmou à época. 

 

OPINIÃO MÉDICA

Para saber mais sobre o assunto, a CARAS Brasil entrevista a Dra. Giovana G. De Paula - que exerce a profissão de médica generalista na Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SP), atuando com foco em urgência e emergência - que explica o caso do comunicador. 

"O diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada pela resistência à insulina e/ou pela produção insuficiente desse hormônio pelo pâncreas. A insulina é responsável por permitir que a glicose entre nas células para ser utilizada como energia. Quando há resistência ou deficiência de insulina, a glicose se acumula no sangue, levando à hiperglicemia", esclarece.

UM MAL SILÊNCIOSO E COMUM

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. E cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil têm esse tipo. A Dra. Giovana alerta para os sintomas.

"Os sintomas do diabetes tipo 2 podem ser silenciosos ou se desenvolver de forma gradual. Muitas pessoas não percebem os sinais até que a doença esteja em estágio avançado", afirma. A médica clínica geral entre os sinais mais comuns.

 

  • Sede excessiva;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Fome constante;
  • Perda de peso inexplicada;
  • Fadiga;
  • Visão embaçada;
  • Cicatrização lenta de feridas.

Atualmente, o diabetes tipo 2 não tem cura definitiva, mas é possível controlá-lo eficazmente. A Dra. Giovana G. de Paula orienta que o tratamento inclui mudanças no estilo de vida, como alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos, além do uso de medicamentos orais ou insulina, conforme a necessidade .

"Com o controle adequado, é possível manter níveis de glicose dentro da normalidade e prevenir complicações", finaliza a Dra. Giovana G. de Paula ao avaliar o caso do apresentador José Luiz Datena que convive com diabetes tipo 2.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!