Offline
Governo vai aumentar etanol na gasolina
Medida visa reduzir impactos da guerra no Oriente Médio
Por Edison Costa
Publicado em 24/06/2025 10:19
Política

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai tomar medidas para reduzir os possíveis impactos da guerra no Oriente Médio na economia brasileira.
Nesta quarta-feira (25), o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deve 
elevar o percentual de mistura do etanol na gasolina de 27% para 30%, enquanto no biodiesel o percentual vai subir de 14% para 15%.
Essas medidas vão, segundo o Ministério de Minas e Energia, ajudar o Brasil a enfrentar este período de incertezas com o conflito entre Irã e Israel.
O risco de uma disparada no preço do petróleo pode elevar o preço da gasolina e do diesel, principalmente porque o Brasil importa cerca de 5% da gasolina que consome e em torno de 20% do diesel consumido no país.

Apesar de ser exportador de petróleo, o Brasil também importa óleo do Oriente Médio para a produção de outros derivados, como o querosene de aviação.
O entendimento no governo é que problemas no escoamento das importações da região em conflito podem ser sanados com a busca por produtos de outros parceiros comerciais.
O ministro Alexandre Silveira, chefe da pasta de Minas e Energia, diz que as mudanças no diesel e na gasolina vão estimular o setor alcooleiro no Brasil, acabar com a necessidade de importação de combustíveis e proteger os preços no país de fortes altas.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!