Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/622ddbf5d7582b1eef080bc4132dfa41.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/6c48ba8e8a3267deddeda45b3aa8c83e.png
Procuradoria da Mulher relata ações em Apucarana
Balanço do primeiro semestre foi entregue aos vereadores
Por Edison Costa
Publicado em 22/07/2025 10:42 • Atualizado 22/07/2025 10:43
Política

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Apucarana divulgou, nesta semana, a prestação de contas referente ao primeiro semestre de 2025. A procuradora da mulher, vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), fez questão de entregar o balanço aos vereadores. 
De acordo com o relatório, o período foi marcado por reuniões institucionais estratégicas, com o objetivo de apresentar o trabalho da Procuradoria, ampliar parcerias e planejar ações futuras em defesa dos direitos das mulheres. Dentre os encontros realizados, destacam-se as visitas e alinhamentos com a Presidência da OAB e a Comissão da Mulher Advogada, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMAA), o Conselho de Direito das Mulheres, além de instituições de ensino como FAP, Unespar, UTFPR e diversos colégios da cidade. 

REUNIÕES

Também foram realizadas reuniões com o IDR, a Delegacia da Mulher, a Vara Criminal do Fórum, além de parcerias discutidas com Unimed, Senac, Casa da Gestante, Departamento Municipal de Saúde Mental e a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família. A Procuradoria esteve ainda em contato com empresas como a Texas Farm e a Grafinorte, além de ter recebido a visita da Câmara Municipal de Astorga, interessada em conhecer o modelo de atuação adotado em Apucarana. 

MÊS DA MULHER

Durante o mês de março, em alusão ao Mês da Mulher, diversas ações foram realizadas, incluindo o tradicional Café com as servidoras da Câmara, com um painel de fotos em homenagem aos serviços prestados; a entrega do veículo oficial da Procuradoria; a organização do evento “Mulher Destaque”; e o 1º Encontro de Candidatas ao Pleito Municipal 2024, iniciativa voltada a incentivar a participação feminina na política local.
A Procuradoria também participou do projeto Justiça no Bairro, com entrega de materiais educativos, além da campanha Empregabilidade Mulher. Outra atividade de destaque foi a palestra promovida para mulheres advogadas da OAB, com o tema “Equilíbrio entre vida pessoal e profissional”. 

PARCERIAS E PROJETOS

Um dos marcos do semestre foi a assinatura de convênio com o Núcleo Regional de Educação, que deu início ao projeto “Procuradoria vai às Escolas”. A primeira palestra foi realizada no Colégio Nilo Cairo, com novas agendas previstas para o segundo semestre.

Entre as ações administrativas, destacam-se as atualizações no regimento interno da Procuradoria e a realização de uma pesquisa sobre segurança de mulheres em aplicativos de mobilidade urbana. A Procuradoria também esteve presente em eventos estaduais de capacitação, como o 6º Encontro das Mulheres Procuradoras do Paraná, o Fórum de Violência Doméstica (FOVID) e a Sessão Solene em Curitiba pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo. No encontro estadual, a Procuradoria de Apucarana foi convidada a apresentar a experiência pioneira da destinação de um veículo exclusivo pela Câmara Municipal, sendo reconhecida como referência no Estado. 

ESCUTA ATIVA

No campo da escuta ativa, foram realizados 7 atendimentos sigilosos, com os devidos encaminhamentos aos órgãos especializados, além de 3 denúncias registradas via o canal Ouvidoria da Mulher. 
A procuradora da mulher, vereadora Eliana Rocha, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido. “Nossa atuação é permanente, integrada com diversas frentes, sempre com foco na valorização, proteção e promoção dos direitos das mulheres de Apucarana”, afirmou. 
O vereador Guilherme Livoti (União Brasil) também avaliou o trabalho realizado. “Nesses primeiros seis meses, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Apucarana adotou uma postura totalmente diferente do que já vimos no passado. Hoje, temos uma Procuradoria atuante, com caráter privativo, que não espera os problemas chegarem, mas vai ao encontro deles. É uma atuação proativa, que identifica as situações que afetam as mulheres da nossa cidade e busca soluções concretas. Nesse processo, é fundamental destacar o trabalho da vereadora Eliana Rocha, que tem conduzido a Procuradoria com firmeza e compromisso”, declarou. 
O presidente da Câmara, vereador Danylo Acioli (MDB), também destacou o fortalecimento da Procuradoria. “Temos o compromisso de garantir que a Procuradoria da Mulher atue de forma independente, estruturada e próxima da população, cumprindo seu papel com excelência. Vale ressaltar e reconhecer o trabalho da vereadora Eliana Rocha, que conduz com maestria essa importante estrutura da Casa Legislativa”, concluiu.

ASSESSORIA/CÂMARA

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!