Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o leste do Afeganistão, uma área que já vinha sendo afetada por enchentes nos últimos dias, na madrugada desta segunda-feira (1º). O tremor deixou 812 mortos e mais de 2.800 feridos.
Até a última atualização desta reportagem, equipes de resgate ainda buscavam desaparecidos na área do tremor, mas a região é extremamente montanhosa, e, por isso, as buscas estão sendo feitas quase exclusivamente com helicópteros.
O terremoto ocorreu entre as províncias Kunar e Nangarhar, uma região de fronteira com o Paquistão e a cerca de 200 quilômetros da capital Cabul.
“O número de mortos e feridos é alto, mas como a área é de difícil acesso, nossas equipes ainda estão no local”, afirmou em comunicado o porta-voz do Ministério da Saúde, Sharafat Zaman.
Zaman disse que “os números devem mudar”, porque muitas áreas ainda não conseguiram informar novas mortes e ferimentos nas regiões afetadas. O porta-voz fez apelos por ajuda internacional. O governo talibã disse que “todos os recursos disponíveis serão utilizados para salvar vidas.”
Equipes de resgate enfrentam dificuldades para chegar às regiões atingidas, montanhosas e remotas ao longo da fronteira com o Paquistão, e vasculhavam os escombros das casas em busca de sobreviventes com a ajuda de moradores. Segundo o governo afegão, casas de barro espalhadas pelas encostas desabaram e vilarejos inteiros foram destruídos.
COM INFORMAÇÕES DO G1 FOTO: REPRODUÇÃO/AP