A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Educação, participou nesta quarta-feira, 10, de uma reunião promovida pelo Ministério Público (MP) na 2ª Promotoria de Justiça de Arapongas a respeito de abandono escolar. O encontro, destinado a todos os integrantes da Rede de Proteção e servidores da Rede de Educação, estadual e municipal, responsáveis pelo Sistema Educacional de Rede de Proteção (Serp) dos municípios de Arapongas e Sabáudia, ocorreu no salão do Tribunal do Júri do Fórum de Arapongas.
Houve uma apresentação do organograma da Rede de Proteção, sobre o procedimento de responsabilização dos pais de alunos evadidos e sobre o uso e correto preenchimento do Serp.
Ao fazer o uso da palavra, o secretário municipal de Educação, Lino Batista de Oliveira (foto), ressaltou a importância da educação na vida e o quanto é relevante o olhar para o outro para combater a infrequência escolar. “Pode ter certeza que, para nós estarmos aqui, é porque houve lá atrás gente que se preocupou por nós. Se eu sou o que eu sou, é porque muita gente me ajudou a ser o que eu sou. E agora é a minha vez”, destacou. “Não é somente escola, não é somente educação, não é somente o conselho, não é somente a comissão que vai conseguir amenizar aquilo que hoje para nós tem se construído uma demanda altíssima”, pontuou o secretário, ressaltando a importância de unir esforços em prol das crianças e adolescentes.
Também participaram representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE), diretores e pedagogos das escolas municipais e estaduais e representantes da rede de apoio (Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Saúde e Conselho Tutelar).