Offline
Menu
Será dia 26 de setembro retotalização de votos em Apucarana
Mais dois vereadores vão perder suas cadeiras na Câmara
Por Edison Costa
Publicado em 17/09/2025 09:34
Política

Fórum Eleitoral da Comarca de Apucarana marcou para o próximo dia 26, às 14 horas, a nova retotalização dos votos dados  para vereador nas eleições municipais realizada em outubro do ano passado. A data foi anunciada nesta terça-feira pelo juiz eleitoral Laércio franco Junior (foto), após ele ter recebido o acórdão da votação realizada no último dia 10 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), em Curitiba, ocasião em que a Corte rejeitou dois recursos apresentados pelo partido Democracia Cristã (DC), que elegeu o vereador Adan Lenharo. Os processos referem-se a

Fraude na cota de gênero, conforme duas ações de investigação eleitoral movidas pelo PSD e pela ex-candidata a vereadora Damarli Guarnieri (PT).
Durante julgamento, o TRE-PR manteve 
decisão da Justiça Eleitoral de Apucarana que anulou os votos do DC nas eleições de 2024 e determinou a retotalização dos votos válidos e o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. A sentença de primeira instância foi dada pelo ex-juiz eleitoral Rogério Tragibo de Campos, que comandou o processo eleitoral de 2024 nos municípios de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi.

A decisão do TRE-PR vai provocar mudanças em duas cadeiras na Câmara de Apucarana, com o ingresso de Lucas Leugi (PSD), atual diretor da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, e de Pablo da Segurança (Cidadania), que é comandante da Guarda Civil Municipal.
Além de Adan Lenharo, o Agir perde uma das duas atuais vagas no Legislativo de Apucarana e quem deixa a vaga é o vereador Luciano Facchiano.

Vale lembrar que, por conta de fraudes na cota de gênero, praticada pelo partido Podemos, um outro vereador eleito já deixou o cargo, Miguel Vilas Boas (PDT), que nada teve a ver com a situação, assumindo sua vaga Odarlone Orente (PT).

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!