Arapongas encerrou oficialmente nesta quarta-feira, 05 a campanha “Recicla Sim, Dengue Não”, uma integração entre a Secretaria Municipal de Saúde - Controle de Endemias, Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA) e Secretaria de Educação. O ato, no Cine Mauá, contou com a presença de autoridades, como o prefeito de Arapongas, Rafael Cita, vice-prefeita Édina Kummel, secretários municipais e o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, além de alunos, professores, coordenadores, diretores e funcionários de cinco escolas participantes do projeto, que promoveu uma cultura de responsabilidade no combate e prevenção à dengue, iniciando com as crianças dentro e fora da sala de aula.
Pardini, que está à frente do projeto, destacou o empenho de todos os envolvidos. “Vocês têm ideia do que vocês, crianças, fizeram? Mediante as palestras ministradas pela Sabrina e a Franciele, vocês recolheram esses materiais e na sexta-feira nós estivemos na escola para recolher. Eu ouvi dos próprios alunos dizendo que pegavam a bicicletinha para ir na casa do tio, do pai, do avô, do irmão para pegar recicláveis. Eu vi aluno dizendo que foi no terreno baldio do lado da casa dele para juntar recicláveis. E, enquanto muitos adultos jogam lixo a céu aberto, vocês, crianças, fizeram essa maravilha dentro do nosso município. Quantos criadores do mosquito da dengue vocês não eliminaram? Então, eu só tenho que agradecer a todos vocês e dizer assim: Eu estou muito orgulhoso”, ressaltando que os participantes superaram as expectativas iniciais, que eram de arrecadar em torno aí de 500 kg cada escola, o que daria em torno de 12 toneladas.
A secretária do Meio Ambiente, Sandra Corrêa, frisou: “eu só tenho a agradecer o empenho de vocês, o empenho dos colégios, da comunidade E dizer que Meio Ambiente precisa de vocês. Precisa desse empenho e vamos continuar”, exaltou.
O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Arruda, comentou que “é muito legal, muito bacana, ver as crianças engajadas nesse projeto. Os professores incentivando e ajudando a salvar vidas. É isso que nós gostamos e queremos para Arapongas. Uma Arapongas melhor, uma Arapongas longe da dengue. E para isso que acontecer, a gente precisa da ajuda de todos vocês”, frisou.
Rafael Cita ressaltou que esta iniciativa é “uma demonstração clara de que um trabalho em equipe que funciona bem: várias secretarias envolvidas para dar conta de um problema seríssimo. Mas quem deu conta mesmo foram vocês. Eu estou extremamente orgulhoso. Quando o Pardini chegou com esse projeto, eu achei magnífico, claro, mas eu não esperava, não esperava que o sucesso fosse tão grande”, enalteceu. “Vocês salvaram várias vidas, vocês têm ideia disso? E que isso continue na cabecinha de vocês. Ano que vem tem de novo, mas não vamos parar, não. Vamos ensinar o pai e a mãe em casa a reciclar, vamos cobrar as pessoas para que não joguem lixo de maneira incorreta. Porque não tem bronca que mais dói do que a de uma criança. Então, vocês têm um poder enorme com relação a isso”, comentou.
“Além de vocês ajudarem o Meio Ambiente, de salvarem vidas, evitarem a dengue, vocês ajudaram várias pessoas a ter o sustento em casa. Sabiam disso? Sabe por quê? Todo o produto arrecadado por vocês foi para as nossas cooperativas de recicladores. São pessoas muito humildes e precisam desse material para sobreviver. Vocês levaram alimento na mesa de várias pessoas, muitas, dezenas delas. Então, vocês merecem parabéns. Eu tenho um orgulho muito grande da Educação municipal de Arapongas e hoje tem mais um exemplo aqui, que o engajamento entre vocês e a participação dessa criançada maravilhosa que vai cuidar da gente no futuro. E, independentemente de quem tenha ficado em primeiro lugar, podem ter certeza absoluta que quem ganhou com a ação de vocês foi o nosso município”, finalizou.
PROJETO
Ao longo do ano, foram desenvolvidas palestras nas instituições de ensino, que houve orientações de como fazer a reciclagem de maneira correta. Em uma competição positiva, em que cada escola fez ações de reciclagem - com atividades escolares domiciliares, foram premiadas as cinco escolas que, proporcionalmente, arrecadaram mais materiais recicláveis. No total, os participantes do “Recicla Sim, Dengue Não” acumularam 30.749 kg de recicláveis durante o ano.
Veja como ficou a classificação:
1º lugar: Escola Municipal Rural São Carlos - notebook
2º lugar Escola Municipal Cívico-Militar Dra. Maria Hercília Horácio Stawinski – impressora (os dois primeiros lugares foram contemplados com uma tarde recreativa no Serviço Social do Comércio (Sesc) no dia 28 de novembro).
3º lugar: Escola Municipal Antônio de Moraes Barros - caixa multimídia
4º lugar: Escola Municipal Dr. Antonio Grassano Junior – caixa multimídia
5º lugar: Escola Municipal Padre Germano Mayer - caixa multimídia
Premiação extra: Escola Municipal Cívico-Militar Dra. Maria Hercília Horácio Stawinski, a que mais arrecadou: 8050 kg, e ganhou uma caixa de som portátil.
Houve ainda um momento de apresentações, com a declamação coletiva de uma poesia intitulada “Cuidando da natureza”, com estudantes da Escola Municipal Rural São Carlos, e da equipe da Secretaria de Cultura, Lazer e Eventos (SECLE), além de um show interativo de mágica.