Sentir-se incapaz: insegurança, complexo de inferioridade ou depressão?
A insegurança pode surgir e agir como fundo para o complexo de inferioridade ou de sintomas de ansiedade e depressão, condições que trazem o sentimento de incapacidade.
É possível perceber insegurança em situações como deixar de realizar uma tarefa para a qual o indivíduo tem total conhecimento. Esse sentimento de incapacidade vem da crença frequente de "dizer que não sabe" ou "que não conseguirá".
Situações como disposição para ir a uma festa, iniciar um bate-papo ou começar a praticar um esporte podem ser muito difíceis para os inseguros, mesmo que eles tenham muita vontade de executá-las.
Certamente deixar de fazer atividades prazerosas levará o indivíduo a se sentir deprimido e incapaz de encarar outras tantas situações.
Sem contar a preocupação que ele sente ao pensar no que os outros acham ou pensam dele, na reação das outras pessoas e, principalmente, no medo de ser ele mesmo, de expor sua opinião e de se impor perante os outros.
Esses sentimentos podem esconder o "medo do futuro". Medo de rejeição, de nada dar certo, de ficar sozinho, de perder o emprego, de se sentir culpado pela reação de alguém, de dar a própria opinião, ou seja, medo de ser você mesmo e de se sentir culpado por algo que possa acontecer.
Quais são as atitudes típicas de pessoas inseguras e com medo? Elas frequentemente adiam suas tarefas, por diversos motivos.