O processo para definir o sucessor do Papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril, terá início nesta quarta-feira, 7 de maio, no Vaticano. O conclave histórico da Igreja Católica tem a participação de 133 cardeais de diferentes países, sendo oito deles do Brasil. A primeira fumaça, resultado da votação inicial do conclave, está prevista para ser vista por volta das 14h, no horário de Brasília.
De acordo com informações do Vaticano, a partir da quinta-feira serão realizadas quatro votações por dia, divididas entre manhã e tarde. No entanto, a liberação da fumaça ocorrerá apenas em dois momentos diários: às 7h e às 14h (horário de Brasília), correspondentes ao meio-dia e às 19h no horário local de Roma.
As cédulas usadas nas votações matutinas e vespertinas serão queimadas em conjunto. A fumaça gerada às 10h30 e às 17h30 (horário local) será visível antes, apenas se o resultado for decisivo, ou seja, se houver definição do novo papa. Caso contrário, a fumaça preta será liberada nos horários regulares.
O conclave não possui um prazo fixo para encerramento. Segundo as normas vigentes, o novo pontífice será eleito assim que um dos candidatos receber o apoio de dois terços dos cardeais com direito a voto.
Os dois conclaves mais recentes, realizados em 2013 e 2005, chegaram a uma decisão em dois dias. A expectativa atual é de que o processo ocorra com ritmo semelhante.