Offline
Menu
Jandaia recebe Escola de Conselhos do Parná
Capacitação reúne profissionais de 30 municípios
Por Edison Costa
Publicado em 20/08/2025 15:50
Política

Entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, Jandaia do Sul sediou uma importante etapa da Escola de Conselhos do Paraná (ECPR), iniciativa da UFPR em parceria com o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, que tem como objetivo fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).
A formação reuniu conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e profissionais da rede de proteção de mais de 30 municípios da região, entre eles Maringá, Mandaguari, Sarandi, Nova Esperança, Astorga, Colorado, Paiçandu, entre outros.
Coordenada pela professora Dra. Ane Bárbara Voidelo Mariussi (UFPR Litoral), a Escola atua no tripé ensino, pesquisa e extensão, valorizando metodologias participativas e o trabalho em rede. Em Jandaia, a programação contou com o apoio da UFPR – campus local, representada pelo diretor Simão Nicolau Stelmastchuk, da assistente social Keury Sestari Pereira, da Secretaria Municipal de Assistência Social, comandada por Bruna Crivelaro, e contou também com o apoio da Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul e da Câmara de Vereadores.
A abertura do evento teve a participação do vice-prefeito Inei Heckert, que destacou a importância da formação para o fortalecimento das políticas de proteção à infância e adolescência.
Durante os cinco dias, especialistas da UFPR Litoral conduziram as atividades, entre eles a vice-coordenadora Vatusy Nascimento, o pesquisador e professor Airton Leitzke e a equipe de extensionistas Tamara Regina, Gabriela Nunes, Eduarda Trizoti, Kauã Borges, Juliana Duran, Thamires Nunes, Suelen Inouhe e Stephanie Alves.
O conteúdo abordou temas como:

           História da infância e adolescência

           Atribuições dos Conselhos Tutelares e de Direitos

           Trabalho em rede e intersetorialidade

           Planejamento, diagnóstico participativo e escuta qualificada

           Fluxos e protocolos de atendimento

 

Para os participantes, a semana foi de aprendizado e troca de experiências, reforçando o compromisso coletivo com a proteção integral de crianças e adolescentes.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!